APÓS LER ESTE RELATO VOCÊ PODERÁ TOMAR SUA DECISÃO DA MANEIRA MAIS ACERTADA SOBRE O NEGÓCIO DE OTIMIZAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE SOLUÇÕES CAPACITIVAS.

Na época atual em que ganhar dinheiro não é tarefa para despreparados enfrentamos uma avalanche de soluções milagrosas que prometem “muito ganho, pouco trabalho, nenhum ou mesmo pouquíssimo conhecimento técnico para se trabalhar com filtros capacitivos ou mesmo de tratamento passivo de harmônicos”. Vale lembrar que estamos falando de Energia Elétrica que constitui em sua essência TRABALHO ESPECIALIZADO, COMPROMETIMENTO E CONHECIMENTO TÉCNICO. Existem empresas que tentam de maneira AMADORA OU MESMO DELIBERADA passar uma imagem de seriedade mostrando ganhos MONSTRUOSOS, ESQUECENDO dos processos de análise, acompanhamento de instalação, resultado e pós-venda sem a devida importância que o trabalho de eficiência energética necessita.

Existem empresários bem-sucedidos que se enveredaram por este caminho do retorno rápido, lucro gigante e venda fácil, que é o que torna o trabalho com filtros tão interessante, mas eles se deram muito mal. Estes mesmos empresários ao longo do caminho tiveram inúmeras decepções, se fadigando e desacreditando em um trabalho que bem elaborado, com critérios reais, e propósitos mais elevados do que somente o lucro trazem resultados fantásticos.

Se você quiser conhecer a fundo estes critérios para tomar uma decisão sobre o negócio aqui vão dicas simples e reais que podem lhe trazer uma luz em um mercado que se faz tão restrito e com informações desencontradas.

MÉTODO DE TRABALHO

1 - As soluções capacitivas e de tratamento de harmônicos NÃO DIMINUEM O CONSUMO, NEM TAMPOUCO IRÃO REDUZIR A SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA.

Através do TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DE REDE ELÉTRICA - é que se consegue uma energia com mais qualidade e consequentemente você terá ECONOMIA DIRETA NA CONTA E INDIRETA que são outros benefícios que o TRATAMENTO (TRABALHO GERAL COM OS FILTROS) trarão para você e NÃO A SIMPLES INSTALAÇÃO DOS PRODUTOS.

2 – Não existe método de análise de problemas de estrutura elétrica, apenas se baseando na CONTA DE ENERGIA DO SEU CLIENTE.

A conta traz várias informações, mas não temos como saber se na rede existe efeito de HARMÔNICOS e qual a sua ordem, filckers, efeito Sag ou Swell, frequências parasitas, correntes opositoras dentre outras. Para conhecer sua conta abaixo links de concessionárias trazendo as REAIS INFORMAÇÕES QUE TRAZEM NUMA CONTA DE ENERGIA

ELEKTRO-SP: https://www.elektro.com.br/sua-casa/conheca-sua-conta

CEMIG-MG: http://www.cemig.com.br/ptbr/atendimento/Clientes/Paginas/fatura_baixa_tensao.aspx

LIGHT-RJ: http://www.light.com.br/para-residencias/SitePages/default.aspx

ANALISANDO A ENERGIA DE SEU CLIENTE

Análise de ENERGIA O QUE É?

Através da Medição de Qualidade de Energia épossível quantificar praticamente QUALQUER parâmetro relacionado à ENERGIA em SUA instalação. SOMENTE IDENTIFICANDO O PROBLEMA, QUE CONSEGUIREMOS MOSTRAR A SOLUÇÃO.

LINK SOBRE ANALISADOR DE ENERGIA: http://www.ims.ind.br/br/analisador-de-qualidade-da-energia/

MÉTODO:

Fazendo a Análise de Energia, você saberá quais os problemas existentes na estrutura e consequentemente informará a solução mais adequada para o seu Cliente.

CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA ELABORAÇÃO DE PERSPECTIVAS DE REDUÇÃO

Após receber os dados coletados pelo analisador, a empresa fará uma consultoria de eficiência energética verificando o histórico de consumo do seu cliente, para este estudo necessita-se NÃO APENAS 01 CONTA DE ENERGIA, MAS AS SEIS ÚLTIMAS CONTAS. Desta maneira será feito o estudo de viabilidade financeira da solução capacitiva apresentada.

INSTALAÇÃO DOS FILTROS:

Será feito o dimensionamento das soluções para aquela situação e posteriormente elaborado um projeto de instalação com quadros, disjuntores de proteção, cálculo em kA (kiloamper) para efetiva proteção. Ex: O padrão em kA para filtros capacitivos é de 40ka para zonas urbanas e 80ka para aéreas rurais. Estes valores indicam o nível de proteção contra descargas atmosféricas.

Os FILTROS deverão seguir o padrão de instalação ABNT.

SOLICITE ESTA INFORMAÇÃO A EMPRESA, EM QUANTOS KILAMPERS OS FILTROS ESTÃO SENDO FABRICADOS?
http://www.convertunits.com/from/kiloampere/to/kA

AFERIÇÃO DOS RESULTADOS E PÓS VENDA

Quando se trabalha com base científica e todo aparato técnico, esta situação ficará fácil de ser resolvida. Somente fazendo a medição com ANALISADOR DE ENERGIA, após a instalação dos filtros já é possível detectar os resultados. Algumas empresas relatam que será preciso esperar um período de 60 dias para verificar se houve sucesso no tratamento de Harmônicos e etc...

Com a medição feita por um ANALISADOR ISTO SE TORNA FÁCIL...

Mede-se antes para achar qual o efeito harmônico. Ex. 3ª harmônica, 5ª harmônica, 7ª harmônica. APÓS A INSTALAÇÃO DOS FILTROS, mede-se novamente e verás que as harmônicas ou estão todas atenuadas ou estão pelo menos em níveis toleráveis que não trarão mais problemas para estrutura.

CERTIFICAÇÕES E LAUDOS

Quando a empresa lhe informar que possui, várias certificações e laudos, faça o seguinte verifique a veracidade das informações.

CERTIFICAÇÕES

É possível encontrar todas as empresas e todos os produtos certificados no site do Inmetro. http://www.inmetro.gov.br/prodcert/

No site da ABNT é possível encontrar as empresas e também laboratórios certificadas pela ABNT. http://www.abnt.org.br/certificacao/busca-de-empresa-certificada

Gerência de Certificação de Produtos - Tel. (+55 11) 2344-1741

Link para verificação de Laudos e Documentos Emitidos pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Link 1 - https://uspdigital.usp.br/webdoc/

Link 2 - http://www5.usp.br/servicos/autenticidade-de-documentos-da-usp/

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Se empresa diz exportar para vários países. Peça o número de código de barras fornecido pelo EAN BRASIL. Ou mesmo SOLICITE A EMPRESA O NÚMERO DA AUTORIZACAO DE EXPORTAÇÃO RADAR.

Requisitos mínimos para Exportação.

Saber qual a NCM (nomenclatura comum do MERCOSUL) do seu produto, que você pode pesquisar no site: http://www.braziltradenet.gov.br

Veja as estatísticas de exportação no site http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/

Verifique as exigências da legislação específica para a entrada de produtos naquele país (sanitária, por exemplo)

Vale ressaltar que os correios possuem o Exporta Fácil, http://www.correios.com.br/exporte/default.cfm

Contudo, 1 alerta, 40% das MPEs que estrearam na exportação (2007) deixaram de exportar no ano seguinte. A internacionalização de uma empresa não deve ser um ato de desespero, como última tentativa de descarregar uma mercadoria que ficou encalhada a preços maiores no intuito de saldar dívidas anteriores. São necessários os códigos do EAN-brasil (código de barras) e também o registro na receita federal. É necessário todo um processo de preparo para que você não cometa erros e comprometa seu desempenho no mercado externo.

Se a empresa informa que exporta para vários países:

Solicite o número de RADAR, acesse o site e confirme a sua habilitação http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Siscomex/acessosistemas.htm

Neste link você tem como verificar se a empresa exporta como pessoa física https://www9.receita.fazenda.gov.br/g36120/jsp/logon.jsp?ind=1

Fontes: https://samarabrandao.wordpress.com/2008/10/29/sera-que-estou-apto-a-exportar/

RELATIVO A ASSOCIAÇÕES

ABINEE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA http://www.abinee.org.br/

ABESCO – Associação das Empresas e Serviços e Conservação de Energia. http://www.abesco.com.br/

SBQEE – Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica http://www.sbqee.org.br/cbqee/

ITEM MAIS IMPORTANTE PARA QUEM PRETENDE ENTRAR NO MERCADO DE FILTROS

Peça a empresa uma lista com nomes de locais e de parceiros que estão usando o seu produto e que estão trabalhando com resultados obtidos. Visite se puder algumas delas.

Conheça a fábrica, a linha de produção, veja os testes feitos nos aparelhos, veja se a fábrica tem projetos condizentes com a realidade do mercado.

Se a empresa alega que vende para todo o Brasil, peça contatos de parceiros que estão trabalhando e há quanto tempo estão trabalhando. Só assim você poderá verificar e certificar das credenciais da mesma e também verificar como é o negócio na prática, pois as melhores propagandas não sãocertificados, nem laudos e nem depoimentos, mas sim a informação de quem está lidando dia a dia com o negócio, enfrentando os problemas, trazendo soluções e ganhando com o trabalho.

Para você sentir o comprometimento que o fabricante quer ter, proponha fazer um road show antes de fechar o negócio ou contrato. E pela resposta você saberá se você tem um parceiro ou se você não tem.

Entre na internet, verifique outras empresas que fabricam filtros, NÃO SE DEIXE MARAVILHAR PELO APELO FINANCEIRO QUE O FILTRO PROPORCIONA. Esta venda tem critérios técnicos que somente com apoio técnico adequado (engenheiro eletricista, eletrotécnico) e com a fábrica estando junto com você para implementar o trabalho você conseguirá seguir adiante na comercialização dos filtros.